segunda-feira, 14 de julho de 2008

Esclarecimento

Pois bem, parece que algumas pessoas ainda não entenderam o funcionamento de uma guild que raide. Julgam que isto é uma républica das bananas. Aqui ficam alguns esclarecimentos para que começem a abrir os olhinhos.

1º - Os ranks da guild não estão lá só para ocupar espaço. Existem 5 ranks dentro desta guild. Guild Master(GM), Tuso, Carrula, pirilau e Coça-Micose. Todos vocês conhecem bem esta hierarquia, sendo que nesta estrutura o rank de Coça-micose é atribuido a quem não pertence à Tuna, mas está ao nível do rank Carrula. Ora o rank de Tuso corresponde, como em outras guilds, a um officer. Estes ranks são atribuídos, não a quem tem muita experiência ou não de raid, mas sim de gestão de pessoas e de grupo. São normalmente pessoas com a calma necessária para manterem as coisas a funcionar. Os outros ranks são de certo modo equivalentes, e penso que não necessitam explicação. Uma guild não é portanto uma democracia (como alguns pensam) mas sim uma estrutura em pirâmide, cujas decisões de maior importância são tomadas pelo GM e pelos Tusos. Isto acontece porque assim evita-se cair no ridiculo do escrútinio total por qualquer decisão a ser tomada.

2º - Num raid, a voz de comando surge na pessoa do Raid Leader. É ele que (este sim, tem de ter um conhecimento aprofundado dos encounters que vamos defrontar) define o raid, arranja os grupos, trata do loot e lidera o raid a "bom porto". Neste caso, como penso que seja natural, essa função está atribuída a mim. Num raid, o Raid Leader (RL) é soberano, se ele decide que não há condições para continuar, ou se já se fez progresso o suficiente, pode decidir acabar o raid,visto que é ele que tem o trabalho de liderar todos os outros, de explicar e definir tarefas nos determinados bosses, e que já os conhece.

3º - Faltas de respeito não são toleradas dentro de uma guild. Se estão chateados com alguma coisa, e isso importunar e atrasar o raid, não esperem paninhos quentes, nem compaixão. Apesar de isto ser um jogo de computador, deixar 9 pessoas à espera sem o mínimo de consideração ao ponto de se avisar não serão mais toleradas. Se querem raidar, são essas as regras, não pensem que fui eu que as inventei. Isto acontece em todas as guilds que raidam. Desrespeito ao RL durante um raid 99.9% das vezes é igual a /gkick.

4º - O sistema de looting que vamos utilizar por enquanto, visto que o nosso raid se limita a Karazhan, é o de roll com main-spec prio. Ou seja, cai um item, as classes que podem utilizá-lo fazem um /roll, havendo prioridade a quem utiliza única e exclusivamente aqueles items. (Ex: uma dagger de caster, que algum priest ou shaman possam querer para shadow/elemental; uma off-hand de healing, que algum paladino possa querer, etc) Posto isto, não haverá limitação ao número de items que uma pessoa pode levar, isso fica no bom-senso de cada um. Se char X levou 10 items num raid e cai outro que seja partilhado pela sua classe e outras (mace de healing da maiden por ex.) pode rolar ou pode decidir passar, para que outro o possa levar. Se rolar e ganhar, o item ser-lhe-á atribuido. Qualquer questão relativamente a isto, ou para mudar isto, terá de ser feita atempadamente e tomada em consideração pelo GM/Tusos.


Espero que começem a entender estas regras pois sem elas, não existe ordem, nem progresso.


Khabal aka TheChosen, UMM's Guild Master

5 comentários:

Gretir disse...

É fulcral cumprirmos as regras para o bom funcionamento das coisas! É também fulcral termos uma ideia do que vamos fazer/enfrentar antes de lá irmos! A internet é vasta e está carregada de informação, incluindo a das raids do WoW, portanto seria melhor começarmos todos a ler essa informação para termos uma ideia do que se vai passar, para que depois não tenhamos de andar a ouvir perguntas parvas durante os combates...Que dizem vocês?

Gretir

Paulo Aboim Pinto disse...

Totalmente de acordo com estas regras, mas, não podemos esquecer de alguns pontos fundamentais que não podem ser desculpas, mas, tem que ser levados em consideração.

* Muitos dos nossos membros estiveram em Raid pela primeira vez (eu por exemplo) e essas regras não eram totalmente do meu conhecimento.
Todos ainda estamos habituados em andar em grupos de randoms para fazer instancias onde o que reina é mesmo o caos.

* O facto de sermos amigos e estamos próximos uns dos outros leva que esse respeito seja às vezes alargado e as pessoas se dispersem com piadas e faltas de atenção.

Tenho a certeza que passada esta fase de exaltação que vivemos com a possibilidade de irmos fazer esta raid, acho que as coisas irão funcionar.
Penso também que estamos ainda muito dependestes de randoms, e temos que acabar com isso.


Zarick

Emchamas disse...

É de notar o ponto do sair sem qualquer explicação e deixar o raid mal visto ser mau mitch, no offense meant.
E se a estrutura hierarquica é a que disseste devia ser vista pois há pessoas em high ranks que não manteem a calma ou se comportam como deviam para o rank que teem! :P (e não, não é para ti mitch!).
De resto concordo contigo em tudo.

Khabal disse...

raid >= instance (>= é suposto ser diferente LOL)

Quanto ao resto, também sei disso, daí ter escrito também, para que todos se apercebem da postura que devem ter (TODOS, incluindo eu próprio que sei que fervo em pouca água :D)

Paulo Aboim Pinto disse...

num ferves nada .....

por acaso em Karazhan estavas bem calminho... :)

Nós chegamos lá. O que é necessário é paciência... nossa e especialemente tua.